segunda-feira, 2 de março de 2015

Notícia - Norte americanos gostam de tomar café ruim?

Com a popularização das cafeterias artesanais por todo o país, os Estados Unidos poderiam ser a nação dos consumidores de cafés especiais.

Mas a realidade pode ser o oposto: As pessoas do país, de modo geral, estão bebendo café de pior qualidade hoje em dia do que no passado. E o motivo parece ser que elas preferem preço à qualidade; e conveniência acima de tudo. “Muitas pessoas nos EUA tomariam uma xícara de um café especial de origem única e não apreciariam o sabor”, diz Howard Telford, um analista da indústria na empresa de pesquisas Euromonitor.

“O preço é importante porque se você não pode pagar, você não compra, mas é a conveniência que realmente está transformando as tendências hoje em dia.” Na verdade, a maioria do país não consome café de alta qualidade, mas sim o torrado e moído comum que, para a maioria dos consumidores gourmet, possui baixa qualidade.

Apenas 8% do café adquirido pelos norte-americanos é na forma de grãos inteiros recém torrados que torrefadoras artesanais, como a Blue Bottle, dirão é a melhor maneira de adquirir os grãos. O café torrado e moído tradicional amplia sua parcela de mercado a cada ano.

A ascensão das cápsulas de café, que utilizam café torrado e moído, oferece a melhor evidência do desejo dos americanos por conveniência. As vendas de cápsulas cresceram incríveis 138.324% - sim, 138.324% - nos últimos dez anos, de acordo com dados da Euromonitor. Elas cresceram mais de dez vezes apenas desde 2009. E continuam crescendo a uma taxa anual de mais de 30%.

As máquinas de café em cápsulas, como evidência adicional, vendem mais que as cafeteiras elétricas tradicionais desde 2013. A crescente obsessão dos americanos por cápsulas é tamanha que fez da Keurig Green Mountain, fabricante das K-Cups, a marca de café mais vendida dos Estados Unidos.

Atualmente a Keurig é responsável por mais de 20% de todas vendas de café no varejo, o que equivale às vendas da Folgers e da Starbucks juntas (2ª e 3ª maiores marcas, respectivamente). Além disso, a maioria das marcas que formam o top 10 não poderiam ser consideradas como sendo de café especiais. A Folgers, por exemplo, é famosa por vender enormes embalagens de café torrado e moído tradicional.

Maxwell House, a quarta marca mais vendida, é sincera quanto ao seu café. Sua última campanha publicitária essencialmente pede que os consumidores se conformem com um café “bom” ao invés de um café “excelente”. Outras marcas, como Gevalia, cresceram capitalizando com a tendência das cápsulas.

Enquanto muitos imaginam que nos EUA todos podem ter grãos de café recém torrados, com entrega em domicílio, a verdade é que a maioria dos norte-americanos está completamente satisfeita com o café comum. “Há um pequeno grupo de consumidores que realmente está interessado em cafés artesanais”, diz Telford. “Mas não é a realidade nacional”. Telford compara o cenário do consumo de café com aquele observado nas cervejas. Enquanto cervejarias artesanais crescem a todo vapor, a Bud Light representa uma de cada cinco cervejas vendidas.

Fonte: Washington Post. Traduzido pelo Bureau de Inteligência Competitiva do Café.

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