quinta-feira, 19 de março de 2015

Mondelez planeja aumentar a produção de café da África em 50%

A empresa Mondelez International, dona de marcas de café como Gevalia e Tassimo, planeja impulsionar a produção de café do continente africano em 50% até 2017. A iniciativa faz parte de um programa global que investirá US$ 200 milhões na cafeicultura.

O projeto, chamado Coffee Made Happy, começou em fevereiro na África com o apoio a 24 mil pequenos cafeicultores da Etiópia. A iniciativa da Mondelez oferece treinamento agronômico e financeiro para jovens produtores e mulheres. O projeto pretende atender 1 milhão de produtores nos próximos 5 anos.

“O que queremos é ir além da certificação e do pagamento de prêmios pela produção certificada”, disse o presidente do setor de café da subsidiária Europeia da Mondelez, Roland Weening, em fevereiro. “Queremos assegurar que o cultivo de café seja uma atividade rentável e que os cafeicultores e as comunidades cafeeiras se desenvolvam”.

Além da África, a Mondelez iniciou iniciativas semelhantes em outros países em 2012. Atualmente, os países que recebem apoio da companhia são Vietnã, Peru, Indonésia e Honduras. Com a inclusão dos cafeicultores etíopes, o número de produtores apoiados pela empresa chega a 300 mil, segundo Weening.

“O programa será estendido a outras nações africanas que ainda não foram definidas”, segundo ele. “Há muito café de qualidade na África e percebemos que os níveis de produtividade no continente são relativamente baixos, então há uma grande oportunidade para melhorar os negócios”, disse o executivo.

Fonte: Bloomberg, traduzido e editado pelo Bureau de Inteligência Competitiva do Café.

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