segunda-feira, 30 de março de 2015

Vendas em cafeterias no Canadá caem 3%, mas os canadenses continuam a ama-las.

De acordo com uma pesquisa do NPD Group, os canadenses estão consumindo menos nas cafeterias. Houve uma queda de 3% nas vendas no último ano, porém o número de visitas permaneceu praticamente o mesmo. 

Isso força companhias como Starbucks, Tim Hortons e restaurantes expandindo para essa área, como o McDonald’s, a rever suas estratégias, afirma Robert Carter, vice-presidente do NPD Group.

Carter ainda disse à CBC News que o mercado canadense é desafiador e tem permanecido relativamente estável. “Para aumentarem suas vendas, franquias de cafeterias precisam olhar além de suas principais atividades, enxergar o que eles podem expandir para atrair mais consumidores para dentro de suas lojas e oferecer uma razão para os clientes visita-las mais de uma vez ao dia, já que o consumidor busca às vezes, mais do que apenas um copo de café”.

Exemplos disso são a Starbucks, que para aumentar o fluxo de clientes durante o dia, passou a oferecer bebidas alcoólicas em algumas de suas cafeterias, e a Tim Hortons, que possui planos em andamento para uma completa renovação em seu menu.

Consumo

Canadense consomem 2,1 bilhões de xícaras de café por ano, estando apenas atrás da Itália quanto ao consumo da bebida em restaurantes. Contudo, suas preferências pelo café vêm apresentando mudanças. Ao longo dos últimos 4 anos, o consumo de café coado caiu 2%, enquanto as vendas de cafés especiais e cafés gelados apresentaram aumento de 4% e 8%, respectivamente, segundo pesquisa da NPD.

Os Millenials (jovens nascidos entre os anos 80 e 2000), tendem a iniciar o consumo da bebida a uma idade média de 16 anos (mais novos que seus pais) e preferem bebidas mais adocicadas. Isso faz com que a demanda de cafés especiais aumente devido a suas escolhas.

Máquina de café em cápsulas e cafeterias independentes

Uma das tendências que ocasiona a diminuição de vendas nos restaurantes é a popularidade das máquinas de café em cápsulas, segundo Carter, que dá continuidade ao assunto dizendo que isso é algo com o que as franquias de café devem se preocupar, já que o seu consumo aumentou drasticamente nos últimos 5 anos.

O vice-presidente do NPD Group comentou também sobre as cafeterias independentes, que vem desaparecendo rapidamente do cenário. Ele diz que há oportunidade para elas no mercado, mas elas devem ter um diferencial muito forte para competir com suas concorrentes e estar atentas quanto ao lançamento de novas bebidas.


Fonte: CBC


Traduzido e adaptado pelo Bureau de Inteligência Competitiva do Café

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