segunda-feira, 23 de março de 2015

Estudantes do Kirkwood Community College visitam o setor de cafeicultura da UFLA



Um grupo de 13 estudantes norte-americanos fez uma visita técnica à Agência de Inovação do Café (InovaCafé) na quarta-feira (17/3), para conhecer todas as etapas de produção do café. O professor Rubens José Guimarães fez uma apresentação que envolveu informações do plantio até a colheita do café. A professora Rosemary Gualberto, além de ensinar a preparar o cafezinho perfeito, demonstrou como é feita a análise sensorial do café segundo critérios da classificação oficial brasileira e internacionais. Ao final, o grupo degustou um café especial do Sul de Minas.

A professora ressaltou a importância da visita. “Os EUA não produzem café, apesar de ser o primeiro consumidor de café do mundo, seguido pelo Brasil. É interessante essa troca de experiências para que possam ver como o café é produzido e como a tecnologia e as inovações em café são levadas a sério”. 

Para a coordenadora do Bureau de Inteligência Competitiva do Café, e uma das organizadoras da visita à InovaCafé, Elisa Guimarães, o grupo pode conhecer um panorama geral da cafeicultura brasileira, com alguns conceitos de produção, processamento e qualidade de café. “Isto contribui para a UFLA/InovaCafé porque permite a interação e a troca de conhecimentos entre os nossos estudantes e os deles, podendo futuramente resultar em parcerias acadêmicas”, enfatizou.

A visita faz parte de um programa intensivo de intercâmbio promovido pela Kirkwood Community College, com permanência em Lavras durante 12 dias. Para o reitor do departamento de Estudos Agrícolas da Kirkwood Community College, Scott Ermer, as parcerias com instituições brasileiros são feitas ao longo dos anos e eles estão muito felizes de a UFLA estar elas.

Além da vivência de uma outra cultura, a viagem se destaca para o estudante Collin Wernimont: “A visita é uma grande experiência de aprendizado. É importante conhecer os dois lados do universo da agricultura. Acho que a agricultura é uma linguagem universal e a diferença entre o Brasil e os EUA é importante porque nós somos dois dos maiores exportadores de recursos agrícolas do mundo.”

Reportagem de Marina Alvarenga Botelho - Jornalista da Rede Social do Café/Consórcio Pesquisa Café.

Link Original: http://www.redepeabirus.com.br/redes/form/post?topico_id=55726&pag=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário