A Starbucks Corporation anunciou o
lançamento de um serviço de entrega a domicílio de pequenos lotes de sua linha Reserve Roastery. O serviço estará
disponível por assinatura e tem como meta a entrega do produto em três a cinco
dias após o momento da torra, uma vez que o embarque do produto ocorrerá em até
48 horas após a torra dos grãos. Por US$ 24 mensais, os assinantes receberão
uma embalagem de 250 gramas de café em pequenos lotes entregues em suas casas.
Serviços de assinatura, por si
só, não são novidade para a Starbucks, que já conta com entregas regulares de
café e chá disponíveis no site. Contudo, a assinatura da linha Reserve marca a mais recente tentativa
da empresa de ampliar o alcance de sua marca de luxo, já que a companhia
concentra-se em diferenciar suas fontes de receita por meio da linha Reserve e do e-commerce.
Revitalizar a marca
O lançamento da assinatura
Reserve vem num momento em que a Starbucks enfrenta a concorrência de
produtores de pequenos lotes, como Stumptown, Intelligentsia, e Blue Bottle
Coffee, que se beneficiaram com o aumento da demanda por café gourmet.
A introdução da marca Reserve no ano passado e o serviço de
entrega devem ajudar a Starbucks a reforçar sua liderança no segmento de
cafeterias high-end, sendo este
movimento uma forma inteligente para alcançar o público mais desejável pela
empresa: conhecedor de cafés especiais, disposto a pagar um prêmio e comprometido
a comprar em intervalos regulares por meio de uma assinatura, permitindo assim
que a empresa economize em despesas no interior da loja. Tal serviço também
aproveita o crescimento do e-commerce e está relacionado a outras iniciativas
da empresa, incluindo a entrega regular de bebidas preparadas a partir de suas
lojas, cujo lançamento é esperado ainda este ano.
Notavelmente, uma embalagem de 250
gramas só renderia cerca de 20 xícaras de 170 g, ou seja, os consumidores
regulares podem querer duplicar suas assinaturas para atender demandas
superiores a 20 doses mensais, dando à Starbucks uma fonte de receitas com alta
margem de lucro, derivada de pessoas físicas. Atualmente, a companhia torra os
lotes da assinatura Reserve apenas
uma vez por mês, mas deverá aumentar a frequência se o programa se tornar mais
popular.
Outros fatores interessantes para observar
No último trimestre, as vendas da
empresa cresceram 13% e resultaram num aumento de 16% nos lucros. Neste ano, a
empresa espera crescimento de receita de 16% a 18%, e planeja abrir 1.650 novas
lojas.
Finalmente, o ambiente macro
também parece beneficiar a Starbucks: a demanda por café deverá aumentar cerca
de 25% ao longo dos próximos cinco anos, segundo a Organização Internacional do
Café. A instituição citou crescente demanda na China, Índia e América Latina, regiões
para as quais a Starbucks tem grandes planos de expansão.
FONTE: The Motley Fool
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