sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Starbucks lança assinatura para linha Reserve Roastery

A Starbucks Corporation anunciou o lançamento de um serviço de entrega a domicílio de pequenos lotes de sua linha Reserve Roastery. O serviço estará disponível por assinatura e tem como meta a entrega do produto em três a cinco dias após o momento da torra, uma vez que o embarque do produto ocorrerá em até 48 horas após a torra dos grãos. Por US$ 24 mensais, os assinantes receberão uma embalagem de 250 gramas de café em pequenos lotes entregues em suas casas.

Serviços de assinatura, por si só, não são novidade para a Starbucks, que já conta com entregas regulares de café e chá disponíveis no site. Contudo, a assinatura da linha Reserve marca a mais recente tentativa da empresa de ampliar o alcance de sua marca de luxo, já que a companhia concentra-se em diferenciar suas fontes de receita por meio da linha Reserve e do e-commerce.

Revitalizar a marca

O lançamento da assinatura Reserve vem num momento em que a Starbucks enfrenta a concorrência de produtores de pequenos lotes, como Stumptown, Intelligentsia, e Blue Bottle Coffee, que se beneficiaram com o aumento da demanda por café gourmet.

A introdução da marca Reserve no ano passado e o serviço de entrega devem ajudar a Starbucks a reforçar sua liderança no segmento de cafeterias high-end, sendo este movimento uma forma inteligente para alcançar o público mais desejável pela empresa: conhecedor de cafés especiais, disposto a pagar um prêmio e comprometido a comprar em intervalos regulares por meio de uma assinatura, permitindo assim que a empresa economize em despesas no interior da loja. Tal serviço também aproveita o crescimento do e-commerce e está relacionado a outras iniciativas da empresa, incluindo a entrega regular de bebidas preparadas a partir de suas lojas, cujo lançamento é esperado ainda este ano.

Notavelmente, uma embalagem de 250 gramas só renderia cerca de 20 xícaras de 170 g, ou seja, os consumidores regulares podem querer duplicar suas assinaturas para atender demandas superiores a 20 doses mensais, dando à Starbucks uma fonte de receitas com alta margem de lucro, derivada de pessoas físicas. Atualmente, a companhia torra os lotes da assinatura Reserve apenas uma vez por mês, mas deverá aumentar a frequência se o programa se tornar mais popular.

Outros fatores interessantes para observar

No último trimestre, as vendas da empresa cresceram 13% e resultaram num aumento de 16% nos lucros. Neste ano, a empresa espera crescimento de receita de 16% a 18%, e planeja abrir 1.650 novas lojas.
Finalmente, o ambiente macro também parece beneficiar a Starbucks: a demanda por café deverá aumentar cerca de 25% ao longo dos próximos cinco anos, segundo a Organização Internacional do Café. A instituição citou crescente demanda na China, Índia e América Latina, regiões para as quais a Starbucks tem grandes planos de expansão.

FONTE: The Motley Fool

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